Seja bem-vindo ao blog do Ambial

BEM-VINDO!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A importância dos 5 RS na preservação do meio ambiente.

“Mas, por onde eu devia começar? O mundo é tão vasto, começarei com meu país, que é o que conheço melhor. Meu país, porém, é tão grande. Seria melhor começar com minha cidade. Mas minha cidade também é grande. Seria melhor eu começar com minha rua?Não! Devo começar na minha casa,na minha família!
Mas acho que o correto é começar comigo mesmo!”- Confúcio

A importância dos 5 RS na preservação do meio ambiente.

Durante todo o ano letivo de 2011 a escola está desenvolvendo em conjunto o projeto de Coleta de Papel para Reciclagem em todas as salas de aula. A coleta para reciclagem do papel têm como objetivo dar o destino correto aos papeis que não serão mais utilizados por professores, funcionários e alunos da escola, servindo para refletirmos quanto ao mau uso que fazemos deste recurso quando utilizado de forma inadequada,exagerada e mau aproveitada.Para isso, dentro de cada disciplina os professores esclarecem conceitos importantes relacionados ao tema,abordando os seguintes aspectos:

01. Reciclagem: Como ação efetiva do projeto,todos os dias são coletados os papeis nas salas,para isso é deixado uma caixa separada,onde no final de cada período é depositada em local previamente determinado.Quando temos uma quantidade significativa em quilos,vendemos ou trocamos por materiais. A Reciclagem é muito importante para a Natureza, pois reduz a quantidade de matéria prima e a energia necessária para a fabricação de um novo produto. Sem a reciclagem o consumo de insumos da Natureza seria muito maior e o crescimento do lixo seria insuportável. Sabemos que para reciclarmos também temos um gasto de energia e muitas vezes de matéria prima, mas este gasto é muito menor para reciclar do que para produzir um produto novo,portanto a poluição ao reciclarmos é muito menor que a produzida ao fabricarmos um produto novo.

02. Reuso ou Reaproveitamento: No caso do papel,seu reaproveitamento na escola faz parte da redução de consumo.No projeto desenvolvido na escola,reutilizamos o papel coletado quando fazemos papel reciclado ou outro trabalho que necessite pedaços de papel.O Reuso ou Reaproveitamento é semelhante ao conceito de reciclagem só que no Reuso a quantidade de energia necessária e matéria prima é menor ou inexistente.

03. Redução do Consumo: Um dos objetivos com a implantação do projeto é a redução de papel que geralmente jogamos no lixo.Espera-se que mês a mês a quantidade de papel que vai para reciclagem venha a diminuir,como prova que estamos dando destino melhor ao papel no nosso dia-a-dia.Quando reduzimos o consumo de papel estamos reduzindo a pressão sobre os recursos naturais, evitando a poluição,desmatamento além de diminuirmos o lixo gerado.
04.Repensar o Consumo:Este é um dos Rs muito importante do nosso projeto,pois ele passa por repensarmos nosso modo de vida. Devemos repensar a maneira como utilizamos o papel e outros materiais. O que precisamos ter para realmente sermos felizes e não apenas para ostentarmos para os colegas ou vizinhos.Este é um R em que para podermos utilizá-lo na sua plenitude temos que modificar-nos culturalmente.Temos convicção que o sucesso da educação ambiental passa por esse passo,pois mais importante que reciclar o papel ou o lixo, será não produzi-los em demasia.

05. Rearborizar ou Reflorestar: Esta fase do projeto é trabalhada junto aos alunos em geral de forma teórica e com alunos do projeto Ambial e Emiep de forma prática.Em parceria com entidades locais e empresas regionais conseguimos mudas de árvores nativas que são doadas aos alunos, palestras de manejo e conservação de áreas nativas e degradadas;legislação ambiental;reflorestamento de matas ciliares locais,etc. Os processos de eliminação das florestas,principalmente as nativas, resultaram em sérios problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, mudanças climáticas locais, erosão dos solos e desmatamento de matas ciliares.
Nossa espécie tem usado mais a capacidade de modificar o meio ambiente para piorar as coisas que para melhorar. Agora precisamos fazer o contrário, para nossa própria sobrevivência. Reveja seu dia-a-dia e tome as atitudes ecológicas que julgar mais corretas e adequadas. Não espere que alguém venha fazer isso por você. Faça você mesmo!
Confira as dicas elaboradas nas aulas de educação ambiental, pelos alunos do Projeto Ambial e propostas como metas para serem feitas em suas residencias:

-Só jogue lixo no lugar certo: O lixo que jogamos em qualquer lugar volta para nossa casa através de ratos, moscas, mosquitos que trazem doenças, além de tornar onde vivemos um lugar feio e desagradável. Cada pessoa produz por dia cerca de meio quilo de lixo. Multiplique isso pela população de nossa cidade para ter idéia do tamanho do problema. A cidade, a escola, a casa mais limpa não é a que mais se varre, é a que menos se suja! Uma pessoa que tem um pouco de noção sobre isso só joga seu lixo nos locais apropriados, ou guarda no bolso e traz para colocar na lixeira ou reciclagem da própria casa. Exemplo concreto:Jamais jogue lixo no campo de futebol de sua comunidade!
- Escolha com inteligência o que vai consumir: Resista ao modismo que nos obriga a trocar de bens, roupas e calçados.Além de gastar dinheiro desnecessariamente, desperdiçamos recursos naturais, poluímos o Planeta. Diga não a produtos supérfluos ou feitos para durar pouco; ou que gastem muita energia ou água; ou que contaminem o meio ambiente; ou descartáveis cujas embalagens não retornam aos fabricantes. Escolha usar sacolas de pano e caixas para suas compras. Evite sempre que puder as sacolas de plástico. Escolha alimentos e produtos naturais e evite os industrializados.Exemplo de escolha inteligente:Ao comprar refrigerantes e cervejas,prefira utilizar garrafas de vidro,pois são retornáveis e não geram lixo depois!As latinhas de alumínio geram poluição também quando são recicladas!

-Lixo não existe:O que chamamos de lixo é matéria prima e recursos naturais misturados e fora do lugar. Mantenha duas vasilhas em sua cozinha, uma para o material seco ( papel, plástico, metal, vidro) e outro para material molhado ou orgânico ( restos de comida, cascas de frutas etc.). Acumule o material seco numa vasilha maior e encaminhe ao caminhão que passa uma vez por semana em nossa comunidade ou procure doar seu material para quem faz reciclagem.Exemplo inteligente: O material úmido pode virar adubo. Faça uma composteira mesmo que pequena, e com o adubo orgânico produzido cultive uma horta doméstica ou um lindo jardim!

Nenhum comentário: