Seja bem-vindo ao blog do Ambial

BEM-VINDO!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Plantas Medicinais- parte 2

ORIGEM:
O homem primitivo, certamente, experimentava as plantas do seu ambiente, selecionando algumas para sua alimentação, rejeitando outras por serem prejudiciais ou tóxicas e transmitindo a experiência acumulada. Da mesma maneira, deve ter experimentado os vegetais para aliviar seus males ou mesmo seu tédio.A utilização de plantas medicinais no Brasil tem origem na cultura dos diversos grupos indígenas que habitavam o país.
CHÁS:
Esta forma de utilização de plantas medicinais é a mais apreciada pela população. Os chás, além de seu valor medicinal específico, fornecem água ao organismo, hidratando suas células, facilitando a eliminação de substâncias tóxicas, favorecendo o controle de temperatura corporal e auxiliando na digestão dos alimentos.
Os chás podem ser preparados por:
MACERAÇÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é deixada em contato com um líquido (água ou álcool), a frio, durante um ou mais dias. A princípio, não se deve utilizar a planta sob forma de pó, pois é muito provável a formação de grumos. Coar antes de tomar.
INFUSÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é colocada em um recipiente, derramando-se então água fervente sobre ela. Tampar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar ainda quente. Desta maneira, são geralmente preparados chás de flores e/ou folhas, e/ou frutos carnosos. Os infusos são preparados para uso imediato.
DECOCÇÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é colocada em água fria, fervendo-se por 5 a 10 minutos, contados a partir do momento do início da fervura. Coar e tomar ainda quente. Desta maneira, são geralmente preparados chás de raízes e/ou caules, e/ou sementes, e/ou frutos secos e/ou cascas de raízes e caules (partes duras do vegetal). Os decoctos também são preparados para uso imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário