Seja bem-vindo ao blog do Ambial

BEM-VINDO!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Artesanato com reciclagem de materiais



Trabalho feito pelos alunos do Projeto Ambial
sob coordenação da professora Siomara Figura:
Vasos feitos com caixinha de leite.


Projeto Ambial e Trabalho Voluntário



Trabalho voluntário: exemplo a ser seguido...
No ano de 2009, os alunos do Projeto Ambial estão tendo a oportunidade de participar de muitas atividades diferenciadas...O mais interessante é que estas atividades são desenvolvidas por pessoas que contribuem voluntariamente com Projeto Ambial. Podemos citar como exemplo, as seguintes atividades:
- Curso de Pintura em Tecido: Márcia G. Pereira

- Curso de Bordado: Soeli Lessak
- Iniciação às Artes Marciais: Bartolomeu Schermack
- Fanfarra Mirim: Ronaldo Baungartem e Andréia Dembinski
“Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária.
Não é uma atividade fria, racional e impessoal.
É relação de pessoa a pessoa,oportunidade de se fazer amigos,
viver novas experiências, conhecer outras realidades.
Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica..”

Formatura do Curso de Culinária Industrial

Aconteceu dia 07 de novembro, na churrascaria Bela Vista, um jantar de confraternização para comemorar a Formatura do Curso de Culinária Industrial.
A E.E.B. Estanislau Schumann, em parceria com o NEP (Núcleo de Educação Profissional) de Canoinhas e apoio da Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo,tendo como professora a senhora Oli Terezinha dos Anjos, iniciou em maio de 2009 um Curso de Culinária Industrial destinado às mães e irmãs dos alunos do Projeto Ambial e demais pessoas da comunidade, tendo a duração de seis meses.
Culinária INDUSTRIAL é a culinária voltada para a preparação de alimentos destinados tanto para consumo doméstico quanto industrial. Ao longo do curso foram trabalhado temas relacionados ao armazenamento, higienização e conservação dos alimentos ,formulação de cardápios, medidas, porções,qualidade na prestação de serviços,preparação de cardápios para marmitas,higiene pessoal e do trabalho, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e claro,confecção de receitas diversas. As alunas formandas estão aptas a trabalhar planejando cardápios e elaborando refeições em hotéis, lanchonetes, restaurantes e demais locais pois adquiriram conhecimento que os capacitou para exercerem a função de cozinheiras industriais.
O curso veio ao encontro de um dos objetivos do Projeto Ambial, que é diversificar a mão-de-obra das famílias envolvidas e também da comunidade onde a escola está inserida deixando de ser vista como uma "escola do Estado para a comunidade", passando a ser tratada como a "escola da e para a comunidade".
Parabéns para todas as alunas formandas!

Plantas Medicinais- parte 2

ORIGEM:
O homem primitivo, certamente, experimentava as plantas do seu ambiente, selecionando algumas para sua alimentação, rejeitando outras por serem prejudiciais ou tóxicas e transmitindo a experiência acumulada. Da mesma maneira, deve ter experimentado os vegetais para aliviar seus males ou mesmo seu tédio.A utilização de plantas medicinais no Brasil tem origem na cultura dos diversos grupos indígenas que habitavam o país.
CHÁS:
Esta forma de utilização de plantas medicinais é a mais apreciada pela população. Os chás, além de seu valor medicinal específico, fornecem água ao organismo, hidratando suas células, facilitando a eliminação de substâncias tóxicas, favorecendo o controle de temperatura corporal e auxiliando na digestão dos alimentos.
Os chás podem ser preparados por:
MACERAÇÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é deixada em contato com um líquido (água ou álcool), a frio, durante um ou mais dias. A princípio, não se deve utilizar a planta sob forma de pó, pois é muito provável a formação de grumos. Coar antes de tomar.
INFUSÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é colocada em um recipiente, derramando-se então água fervente sobre ela. Tampar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar ainda quente. Desta maneira, são geralmente preparados chás de flores e/ou folhas, e/ou frutos carnosos. Os infusos são preparados para uso imediato.
DECOCÇÃO: a parte utilizada da planta, preferentemente picada, é colocada em água fria, fervendo-se por 5 a 10 minutos, contados a partir do momento do início da fervura. Coar e tomar ainda quente. Desta maneira, são geralmente preparados chás de raízes e/ou caules, e/ou sementes, e/ou frutos secos e/ou cascas de raízes e caules (partes duras do vegetal). Os decoctos também são preparados para uso imediato.

EXPOSIÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

Os alunos do Projeto Ambial, sob orientação da professora Eliane Damaso e com a colaboração do aluno Romário Carvalho,da 3ª série do Emiep, fizeram uma exposição sobre plantas medicinais . Um dos objetivos do trabalho desenvolvido foi levar ao conhecimento dos alunos os benefícios do uso das plantas medicinais, suas indicações e a maneira como devemos prepará-las.No local da exposição foram servidos chás de hortelã, erva-cidreira, capim-limão, camomila, erva-doce, entre outras, mostrando que esta forma de utilização de plantas medicinais é muito apreciada pela população. Os chás, além de seu valor medicinal específico, fornecem água ao organismo, hidratando suas células, facilitando a eliminação de substâncias tóxicas, favorecendo o controle de temperatura corporal e auxiliando na digestão dos alimentos.

Plantas Medicinais