PROJETO AMBIAL
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR
O PROJETO AMBIAL tem como objetivo principal oferecer uma alternativa para a melhoria na qualidade de ensino dos alunos e da qualidade de vida da comunidade como um todo. Trata-se de um Projeto amplo em suas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento social.
Entendendo a Educação como promotora da cidadania ressaltamos a busca do conhecimento dos alunos do Projeto Ambial baseando-nos em três dimensões:
-Dimensão humana;
-Dimensão social;
-Dimensão ambiental.
Em relação à dimensão humana a Escola AMBIAL trabalha a autoestima do aluno, os valores éticos e morais, a questão da prevenção e cuidados com a saúde, a valorização da vida, o respeito com outro e os quatro pilares da Educação: Aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer.
Em relação à dimensão social a Escola AMBIAL desenvolve a cultura da paz, a cultura das relações étnicos raciais, as parcerias, voluntariado, geração de emprego e renda, valorização da cultural regional, permanência do homem no campo, o cooperativismo, o associativismo e a soberania alimentar.
Em relação à dimensão ambiental é trabalhado a sustentabilidade ambiental nas seguintes perspectivas:
-Hortas agroecológicas; -Redução dos resíduos; -Aproveitamento integral dos alimentos; -Prevenção de doenças; -Conservação e preservação dos ecossistemas; -Uso racional da água e da energia; -Compreensão e minimização de danos ambientais.
A função educacional da Escola AMBIAL não se restringe aos seus alunos regularmente matriculados. A Escola AMBIAL vai além de seus muros, ampliando sua função social, atuando como um centro gerador de oportunidades para a comunidade escolar e seu entorno. Nestas escolas as famílias participantes desenvolvem novas aprendizagens de modo que, além da noção de uma alimentação mais saudável aos seus integrantes, amplia a possibilidade de geração de renda complementar.
Os conhecimentos adquiridos através de cursos e oficinas permitirão uma melhor qualidade de vida com uma economia doméstica melhor administrada, contribuindo para a facilitação de acesso ao emprego, à renda, ao resgate da dignidade do indivíduo e ao exercício pleno da cidadania.
Definitivamente, o Projeto AMBIAL contribui para uma efetiva mudança conceitual. A escola deixou de ser vista como uma "escola do Estado para a comunidade", passando a ser tratada como a "escola da e para a comunidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário